Pular para o conteúdo principal

A minha experiência com a Septoplastia e a Turbinectomia

Por Daucyana Castro 

Esse é um breve relato da minha experiência. O que posso dizer é: façam a cirurgia. A gente só sabe o que é respirar depois que opera. Vale muito a pena. A cirurgia é super tranquila. Não fica nada roxo, o nariz ligeiramente inchado, nem sempre vai precisar de splint. O que é chatinho mesmo é o pós operatório. Os primeiros sete dias são difíceis, o primeiro dia é o pior mas passa. Após esse período é nova vida. A gente adquire o hábito de lavar o nariz pra sempre. Completei três meses de operada em 12 de agosto, respiro normalmente, já consigo deitar reta na cama sem travesseiro, chorar e espirrar sem o nariz entupir, oh glória. A única coisa que sinto é de vez em quando um cheiro de podre no nariz ou uma secreção do nada que desce pela garganta hahahah. Mas é raro. A dica é: repouso, muita lavagem nasal (quanto mais melhor) e muito gelo no nariz pra ajudar a desinchar por dentro. 


Explicação técnica: A turbinectomia é uma cirurgia que visa reduzir o tamanho das conchas nasais (cornetos), estruturas responsáveis pela humidade, aquecimento e filtração do ar dentro do nariz. Este procedimento é geralmente recomendado para pacientes com congestão nasal crônica, causada pela hipertrofia (aumento) dos cornetos. 

A septoplastia é uma cirurgia para corrigir o desvio do septo nasal, a parede que separa as narinas. O objetivo é restaurar a passagem de ar e melhorar a respiração, aliviando sintomas como obstrução nasal, dificuldade para respirar e ronco. 

Em dezembro de 2023 em consulta ao otorrinolaringologista tive a recomendação de fazer as cirurgias de Septoplastia e a Turbinectomia, tendo em vista os desconfortos que eu já vinha enfrentando há anos e a obstrução nasal de quase 75%. 

Descobri que era alérgica à cães, gatos, poeira, ácaros e a alguns produtos de limpeza. Essa alergia não tratada fez com que a carne do nariz (cornetos) do lado direito crescesse e obstruísse a narina. Além disso, a carne empurrou o septo pro lado esquerdo. Estava obstruída dos dois lados. E o tratamento nesse caso era cirúrgico. O nariz já estava bem torto. Apesar de que a cirurgia é interna e não mexe no visual do nariz.

Aguardei 1 ano e 5 meses e no dia 12 de maio de 2025, chegou o grande dia. Por conta da minha ansiedade eu estava uma pilha. A pressão estava em 15/9, eu estava medicada mas o emocional estava em frangalhos. Medo de morrer, medo de ser intubada, medo de não respirar e ficar sufocada. Pra piorar, eu já tenho as veias finas demais. No normal é um sufoco fazer exames. Fui furada 7x, por 4 profissionais diferentes. Ninguém achava minhas veias. Mas deu certo. 

Quando vieram me buscar para o centro cirúrgico, eu já estava mais calma. Entrei no centro cirúrgico de olhos fechados, o que causou estranheza em todos. Eu não queria na minha mente a imagem de um centro cirúrgico pra me deixar mais nervosa. 

A cirurgia aconteceu. Anestesia geral. Com intubação. Eu não vi nada e não senti nada. Procedimento iniciou as 16h57 e acordei às 21h27. Deu tudo certo. 

 
1o dia 
Operei às 16h57 e acordei às 21h27, sem dor, respirando normal, apenas com a garganta arranhada. 

2o dia 
Acordei às 4h40 com o nariz ardendo, parecia que tinha era sal. Não era dor, era ardência. Tive alta no dia seguinte as 10h da manhã. Com orientação para comer somente comida fria e liquidificada para evitar mastigação e não forçar também a área do nariz. Assim fiquei por 3 dias. Depois voltei a comer comida normal porém fria.

Aos poucos durante o dia, o nariz foi congestionando. E os sintomas ficaram similares à uma gripe, com direito a escarro. Não era sangue. Tinha uma coloração marrom. Em ambos os dias saiu pouquíssimo sangue. A tarde, já completamente congestionada. Lábios e dentes dormentes. Boca machucada do tubo, o corpo meio estranho, como quem ia dar febre mas não tive. PIOR DIA. Me arrependi de ter feito a cirurgia. Não consegui dormir, extremamente sufocada, apenas um cochilo de 3 horas.

 

3o dia 
Permaneci com gelo e lavagens. Usei o sachê do Nasoar, que vem com 30 pacotes. Só dura 4 dias. Passei o dia congestionada. Nenhuma melhora. A noite consegui dormir respirando bem pouco pelo nariz. Fiz uso de corticoide via oral. Dormi sentada. 

4o dia 
Ainda congestionada. Melhora muito tímida. Nariz bem inchado e olhos fundos das noites mal dormidas. Lavo quase de hora em hora o nariz. No 4º dia é que o nariz parece abre 5%. A melhora é lentíssima. 

5o dia 
Aprendi a lavar o nariz com soro. Sai muita gosma, as vezes transparente, as vezes alaranjada. Ainda congestionada. A melhora é lenta. 5% todo dia. O pior já passou. Deixei de dormir sentada e deitei com a cabeça bem levantada, cheia de travesseiros.

6o dia 
Ainda congestionada. Mas já respirando um pouco pelo nariz. 15%. Dor na mandíbula e dor de cabeça. Lavei o nariz errado. Porque as vezes na lavagem vai soro até pro ouvido, que está estalando. Hoje apareceu catarro. Toda vez que lava vem catarro. Até hoje não criou crosta. Deve ser porque lavo toda hora. Porque fica com aquela sensação de ressecado dentro do nariz. Por necessidade, hoje dirigi rapidamente para comprar almoço e ir à farmácia. Lavei louças e estendi roupas. Os outros dias estava em cima da cama de repouso absoluto. 

7o dia 
Dormindo esqueci que estava operada e passei a mão na ponta do nariz como se fosse limpar algo que estava escorrendo. Fiz com força. Acordei pela dor. Fui no céu e voltei. Sentei na cama e esperei o sangue verter. Fiquei com medo de ter arrebentado os pontos. Mas nada. Não sangrou. Amanheci respirando mais 5%. Continuo na lavagem nasal, aprendi a fazer a lavagem. Ainda cansada pra falar. Na lavagem gosma amarronzada. Ao todo respiração 30%. 

8a dia 
Retorno da cirurgia. 8 dias hoje de operada e respirando só 35% pelo nariz. Ainda bem congestionada e cansada. Porque falar e respirar pela boca cansa. O cirurgião disse que a cicatrização está boa e dentro dos conformes e confirmou que o pós-operatório é realmente muito difícil. Pra minha surpresa não tinha nenhum plástico no meu nariz. Eu achei que tinha o splint de silicone. Ele disse que só coloca esse splint quando o nariz fica muito rasgado durante a cirurgia. Não foi o meu caso. 

Passou uma medicação com corticoide nasal para poder acelerar a cicatrização e tentar desentupir um pouco mais para uso por 7 dias de 12/12h. Eu fiquei frustrada porque achei que tinha algum plástico no meu nariz, que era isso que tava dificultando, que eu ia respirar melhor a partir de hoje. Seguimos na luta. Mas está tudo bem graças a Deus tudo dentro do programado. Marcou um novo retorno para daqui 15 dias para tirar os pontos. Porque ainda tá bem entupido e a lavagem tem que ser de hora em hora. 

O médico disse que mesmo ruim o pós operatório, na próxima semana já devo respirar melhor e que o benefício da cirurgia é infinitamente melhor do que eu estou passando, quando desinflamar tudo. Questão de tempo. 

9o dia 
Durante todos estes dias ainda dormindo meio que sentada e cheia de travesseiros. Respiração melhorou bem. 50% 

12o dia 
Primeira vez que dormi deitada, reta e o nariz não entupiu. Oh glória. Nessa hora passou o arrependimento de ter operado. Comecei a ficar feliz. 

15º dia 
Liberada para fazer caminhadas leves. Imediatamente fui pra praia e fiz uma caminhada de 1’07” (5k). Em seguida, dei um mergulho no mar pra ajudar a colocar pra fora as secreções.




16º dia
 
Voltei a trabalhar. As lavagens reduziram de 8 para 3 por dia por conta do horário de trabalho. 

17º dia 
Tem horas que parece que tô gripada. Não sei se é gripe, muco, secreção ou catarro. Aspecto gelatinoso, amarelado. 

18º dia 
Sinto as vezes um gosto de catarro na garganta, um cheiro de carne podre. As vezes acho que o nariz está entupido mas respiro pelo nariz. Percebo também que perdi um pouco do paladar e do olfato. Funciona mas parece que diminuiu. 

22º dia 
Consulta de retorno. Não foi possível tirar os pontos. Ainda estão um pouco inflamados. O médico disse que cada organismo reage da sua forma e se regenera no seu tempo. Usou uma sonda nasal e mostrou que ainda existem muitas crostas (escuras, de cor preta) misturadas com muco. Eu achando que o nariz tava limpo e ele estava cheio de craquinhas pretas. Um nojo ver aquilo. Ele disse que com as lavagens vai cair e vai sair pelo nariz ou garganta...eca. Contei que mergulhei no mar pra ver se a água salina soltava. Ele disse que tudo bem. 

Permanece a orientação de não comer nada remoso e intensificar as lavagens. O cheiro de carne podre provém das crostas. As vezes quando falo muito fico com falta de ar. Mas estou respirando já uns 50% pelo nariz. As vezes arde, tem dias que arde por dentro, tem vezes que o ar entra tão fundo que dói lá dentro. Não tem nem previsão de quando vou parar de lavar o nariz. Então já estou usando mesmo soro caseiro, com água mineral e sal. Mas como é bom respirar. 

30º dia

Respirando 90% pelo nariz. Liberada para correr e corri 5 km. O paladar voltou. Se eu precisasse operaria de novo, muito bom respirar sem nariz entupido. E ah, gente, sai crosta pela garganta mesmo, que nojo, hahaha, do nada eu me engasguei e quando cuspi veio um troço preto misturado com o sangue. Bem que o médico falou. Tudo normal.








Antes de operar
1o dia
Nasoar 
Resultado das 7 furadas de veia

Comentários

Lara disse…
Obrigada pelo relato, Daucyana.
Me identifiquei em vários momentos, com o medo e ansiedade pré cirurgia. Seu relato me encorajou :)

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúd...

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais....

Eliminei 17 kg com reeducação alimentar e atividade física

Olá Amigos, Há tempos queria escrever este artigo. Mas reservei esta data em especial para publicá-lo. Hoje, segunda-feira (3 de março de 2014) completo 6 meses de uma nova vida, regrada a atividade física diária e reeducação alimentar. Estava também na dúvida, sobre qual título colocar: " Eliminei 17 kg com reeducação alimentar e atividade física ", ou " Emagreci sem remédio " ou ainda " Reconstruí meu corpo aos 34 anos ". Brincadeiras à parte, queria compartilhar com vocês a minha luta e o meu sucesso.                           AGOSTO DE 2013                                                      FEVEREIRO DE 2014 Dedico este artigo a Deus, que me deu uma nova chance de vida ; à minha médica endocrinologista Dra. Viviane Chaves que me apontou o caminho, acompanhou todo o proce...