Pular para o conteúdo principal

Desmistificando a Hidroginástica



Resolvi escrever este artigo para falar um pouco mais da atividade que me ajudou a emagrecer. Como já havia mencionado antes, eu emagreci 16 kg fazendo reeducação alimentar e atividade física 5 vezes por semana (3x hidroginástica e 2x caminhada e corrida).
Sempre gostei de atividade na água, fiz natação na infância e como eu não suporto o ambiente de academia, resolvi investir na hidroginástica. Eu precisava me mexer e não adiantava fazer academia, me inscrevi centenas de vezes e ía uma única vez somente. As pessoas te olham meio que de forma esnobe, principalmente se você estiver acima do peso, acho o ambiente ruim, passava mal, me dava tontura, ficava por demais cansada. Enfim, não adianta fazer algo que você não gosta. E eu detesto academia, então não adianta insistir. Você precisa escolher uma atividade que você goste, que você se sinta bem, que te dê prazer e a hidroginástica me dá a sensação de qualidade de vida.
Mas eu tinha uma ideia meio que errada a respeito da prática esportiva. Eu achava que hidroginástica era destinada somente à pessoas da terceira idade, até porque o público maior que pratica esta atividade é de idosos. Que grande engano.
Na primeira aula que fiz, lembro que pensei “ginástica pra velho o escambau, isso aqui é muito duro” (risos). Quando saí da piscina, parecia que meu corpo estava uns 30 kg mais pesado. É uma sensação engraçada, porque dentro da água qualquer movimento se torna fácil e você termina não percebendo a força que está fazendo. De acordo com os especialistas, a hidroginástica diminui e muito o impacto nas articulações.
É o que confirma a professora de hidroginástica, Kamilla Peixoto, da K2 Hidronat. Segundo ela, entre as vantagens da hidro resultam em “um menor impacto nas articulações trazendo uma sensação de conforto devido as propriedades relaxantes da  água, melhora a circulação sanguínea, melhora a freqüência cardíaca de repouso, amplia a flexibilidade das articulações, melhora a capacidade respiratória, aumenta a força, tonicidade e resistência muscular”, diz ela. Isso sem falar que a atividade auxilia no combate ao estresse, diminui a gordura corporal, diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom (HDL), ajuda no controle da pressão arterial além de propiciar disposição para realizar as atividades da vida diária.
Os resultados da prática da hidroginástica dependem muito do objetivo do aluno. “Isto porque os resultados são influenciados pela frequência, duração e intensidade dos exercícios, ou seja, independe de faixa etária” diz a professora. Mas é notório nos primeiros dias de treinamento, alterações significativas como perda de gordura, e mudanças no corpo entre 8 a 12 semanas de treinamento.
Em geral, no primeiro mês da prática da hidroginástica, é possível observar melhora no  bem-estar, diminuição significativa na ansiedade, diminuição no estresse, mais disposição.
"Quando eu comecei a praticar hidroginástica eu notei que fiquei menos cansada, mais disposta, até o sono melhorou", diz Rosiana Mendes, 55 anos, aluna de hidroginástica há 3 anos.


Dependendo do tônus muscular e da idade é possível intensificar os exercícios para acelerar os resultados. O bom é que a hidroginástica é indicada para todas as idades, inclusive para gestantes.
Os benefícios são muitos e os resultados semelhantes inclusive à musculação. De acordo com a professora Kamilla, “tanto na hidroginástica quanto na musculação, as alterações corporais objetivadas pelos praticantes estão relacionadas ao tipo de treinamento e ao aumento progressivo da carga. Uma particularidade da hidroginástica é que ela utiliza as propriedades da água para promover resistência ao movimento e sobrecarga aos músculos”, conclui ela.
Mas para perceber realmente os resultados é preciso praticar a hidroginástica com regularidade. E pra deixar vocês mais animados, olha só, uma aula de hidroginástica de 50 minutos pode-se gastar em média 500 calorias.
Vamos lá!

Daucyana Castro



Kamilla Peixoto é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão. CREF 2185 G-MA e proprietária da Escola K2 Hidronat - (98) 3245-1208

Comentários

Washington Rocha disse…
Essa professora é nota 10. Parabéns Kamilla peixoto!
Anônimo disse…
não estou conseguindo contato com a escola de natação, qual o numero?


alida rodrigues disse…
A minha dúvida foi justamente o que foi falado na postagem. Comecei na hidro e ao sair da água, senti um peso enorme no meu corpo.

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por isso tivemos a

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais.