Pular para o conteúdo principal

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!



Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia.
Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento.

Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a autorizar esta cirurgia pra quem tem mais que 5 graus de miopia. Ou seja, é lei, e lei é pra ser cumprida e não discutida. Foi uma palhaçada no meu plano, tive que regulamentar o plano e depois era uma tal de perícia que vivia sendo remarcada, era perito que não ia, enfim eles dificultaram ao máximo a minha autorização e eu já estava preparada para entrar com uma liminar e fazer uma matéria de denúncia pra TV. Depois de muita chatice e de todos os atendentes já não me aguentarem mais, autorizaram minha cirurgia. Escolhi meu médico pela excelente reputação dele, e claro indicação de muitas pessoas que já haviam operado com ele e ele também é cristão. Então eu estava nas mãos de um homem de Deus. Tudo perfeito então.
CIRURGIA PRK:

Eu operei no dia 25 de fevereiro de 2012 no HRO em São Luís. Cheguei ao hospital as 7h da manhã e logo quando cheguei fui encaminhada à sala de preparativos. Entreguei meus óculos na entrada e segui meio que ceguinha (5,75 não é mole não, a gente olha tudo embassado).

E aí começou a rodada de colírios. São 3 mas o que mais dói é o primeiro (sensação de ardor e dificuldade de abrir os olhos, mas é tudo rapidinho, parece a sensação de quando entra um cisco na lente de contato e parece muito semelhante a sensação do primeiro dia de pós operatório.)

Tem um intervalo de mais ou menos de 10 minutos entre um colírio e outro. Após esta rodada eu segui para a ante sala do centro cirúrgico mas eu tava uma pilha e pedi para ir ao banheiro duas vezes, numa delas me ajoelhei e orei pedindo a Deus que estivesse ali comigo e que tudo corresse bem e que Ele me mantesse calma. O meu medo não era da cirurgia, nem de nada dar errado e muito menos do pós operatório, o meu pavor era do bendito instrumento que se coloca dentro do olho e que não permite que você pisque. Ah meu amigo eu estava em pânico de ter que colocar aquele trombolho no meu olho...como assim não piscar...eu só de pensar ficava nervosa. Abaixo tem a foto do bendito aparelho...


Pois bem, me troquei, coloquei aquela bata de cirurgia, touca, e a luva dos pés e me sentei aguardando a minha vez. Eu só enxergava bem embassado as pessoas indo e vindo e eu tava muito nervosa, eu literalmente tava uma pilha. Ai percebi quando o primeiro paciente veio andando da cirurgia e eu mais que depressa quis interroga-lo sobre todos os detalhes da cirurgia (enchi ele de perguntas) mas ele foi muito monossilábico nas respostas, o que me irritou bastante. Como assim alguém acaba de operar e não tem nada pra contar. Na ante sala do centro cirúrgico pingaram mais dois colírios e o médico marcou com uma canetinha azul o local certinho do olho, nem doeu, o olho creio eu, já estava anestesiado porque eu nem senti, isso me tranquilizou um pouco.
Aí chegou a minha vez. E eu novamente quis fazer xixi. Entrei depois na sala, me deitei na cama do centro cirúrgico. A maca parece de dentista com a parte da cabeça mais abaixo que o corpo, e tem um espaço certinho que cabe a sua cabeça. Quando eu deitei quis desistir na hora. Pensei em levantar imediatamente e não o fiz por um triz. Quando me lembrei de diversos relatos de várias pessoas na internet como este meu que operaram e foram corajosas, e me lembrei que o meu pai e o meu marido também fizeram a mesma cirurgia. Não, eu não seria tão covarde.

Neste momento o médico colocou um adesivo nos meus cílios (e eu de burra pensei aliviada: ufa, não tem mais aparelhinho, beleza, evoluímos, agora é adesivo, nada de arame nos olhos, será que isso não vai se soltar, pensava eu porém me acalmei mais ainda). O médico colocou este adesivo nos cílios inferiores e superiores, gente eu acho que eu nem tava mais piscando e não tava percebendo, porque ele chegou a me dizer umas duas vezes “pisca”....kkkkk...eu já estava era me esquecendo de piscar e por incrível que pareça não percebi nada e ele em seguida me falou que havia colocado o bendito aparelho, só que eu não notei mesmo, se ele não tivesse me dito eu não teria notado mesmo. (Uma amiga minha ao ouvir meu relato ficou impressionada com o tanto de pensamentos que eu tive na hora...kkkkk) Fiquei tranquila porque como eu não estava sentindo absolutamente nada, nem incômodo, nem dor, nada, eu fiquei tranquila. Aí ele veio com um instrumento que parecia um taco de golfe, claro que pequeno e começou a raspagem do epitélio. Não dói nada, o que você percebe é só que ele está mexendo pra um lado e outro, como se estivesse limpando mesmo e como se alguém estivesse puxando o canto do teu olho, mas não incomoda nada. Claro que a visão embassa mais ainda. Aí ele passa como se fosse um cotonete limpando e o olho está pronto para o laser. Ele segura sua cabeça e te pede pra olhar pro ponto do laser, neste momento a máquina do laser e você percebe que começou por causa do barulho da máquina mas é tranquilo. É tudo muito rápido, cerca de 20 segundos, e você realmente sente um cheirinho de queimado, mas uma coisa muito leve. Fiquei impressionada como as pessoas mentem na internet em relação a cirurgia. Eu li tanta besteira, que na hora que o laser incidia sobre o olho você sentia um peso em cima do olho como se fosse espocar o globo ocular (tudo mentira), que o odor do laser era muito forte (mentira, é um cheiro de queimado sim mas é muito leve e nem incomoda). E pronto acabou a cirurgia do olho direito. É tudo tão rápido, simples, indolor e prático que quando terminou eu exclamei: Já acabou¿ E meu médico riu e respondeu: Já. O que dói mais, tirar este esparadrapo do olho ou a cirugia¿ Claro que o esparadrapo. Eu fiquei foi com raiva de tanta besteira que eu li e fiquei impressionada a toa. Não tem nada de terror e nem de dor nesta cirurgia. Eu aprovei totalmente. Não me arrependo e faria 10 vezes de novo se fosse o caso. E assim foi o segundo olho, tudo tranquilo. ai tão bem, e na ante sala estavam mais 3 pacientes à espera também de serem operados e eles ansiosos me perguntaram e diferente do meu colega eu despejei tudo, que era ótimo, que valia totalmente a pena, que não doía nada e que eu recomendava total.
1º Dia:
Quando acabou a cirurgia eu já enxergava melhor, embaçado, como uma névoa branca mas meu amigo pra mim que era míope (5 graus) praticamente cega, eu tava enxergando era bem demais após a cirurgia. Eu já saí no lucro..rsss. Quando eu levantei da cama cirúrgica meu médico imediatamente me perguntou se eu tinha condições de ver as horas no relógio atrás dele e eu sem esforço respondi: 9h25. Recebi minha receita e meu kit: dois óculos (um escuro para o dia e um transparente pra dormir e uso em casa) e 3 colírios (Vigadexa, Acullar e Systane (lubrificante). Meus parabéns a equipe do HRO em São Luís, meu médico Dr. Sólon além de excelente profissional é muito atencioso, e me explicou tudo direitinho, a equipe super treinada, e o kit é show, já vem com todos os colírios, eu só precisei comprar o Tylex (pra dor).


Segui rigorosamente a receita médica e tão logo cheguei em casa iniciei os medicamentos, cheguei a cochilar uns 40 minutos. Quando acordei parecia que tinha pimenta nos meus olhos tanto que gritei pro meu marido: "Cristiano, tem pimenta nos meus olhos!" Logo colocamos o colírio e em 20 minutos passou. A sensaçao da pimenta pra quem usa lente de contato é como se vc tivesse colocado a lente suja no olho e ele arde imediatamente e vc precisa tirar logo. Esta é a sensaçao. Depois disso não senti absolutamente nada, nem dor, nem ardor, nem sensação de areia nos olhos.

2º Dia:

Ótima. Estava ótima, sem dor, sem nada, nem parecia que eu tava operada. Estava feliz e satisfeita. Cada vez que eu cochilava parecia que acordava com a vista ainda melhor. Até bati uma foto na recepçao do hospital. No domingo mesmo tive minha primeira consulta pós cirurgia. Meu médico me examinou e o processo de reconstrução do epitélio já havia começado, estava tudo ok, eu estava ótima. Ele fez alguns testes comigo e identificou que eu já estava com 70% de visão e ele me disse ainda que a visão que eu tinha no domingo eu só deveria ter com uma semana. Eu tava bem demais.


Eu tava tão bem que achei que tava curada e comi camarão no almoço e chocolate também, vi televisão e acessei computador. LASCOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Foi a desgraceira total. Oh arrependimento. Meu amigo, no fim do dia eu já tava com o olho ardendo e eu pensando que era porque estava com eles muito tempo abertos. Fui dormir.

3º Dia:

O olho nem abria, ardia muitooooooooooooooooooooo e lacrimejava o tempo inteiro. Eu continuei com a medicação e passei o dia inteiro com o olho no gelo, era só tirar o gelo que tudo voltava. Eu mal abria o olho. Foi terrível e a visão baixou muito. Meu médico disse que ia baixar mesmo no terceiro e quarto dia. Liguei pra uma amiga que havia operado também de PRK e ela disse que nem um dia era igual a outro e que com certeza no dia seguinte eu estaria melhor. Fui dormir com esta esperança.

4º Dia:

De novo o terror. O olho ardendo, sem abrir direito, lacrimejando e a péssima sensação de areia no olho. Nem pensei duas vezes, fui direto pro hospital. Meu médico disse logo ao me ver que nao era normal o meu sintoma, seria normal no primeiro dia de cirurgia nao no quarto dia, me examinou e viu que o olho tava bem inflamado, colocou um anestésico e me receitou imediatamente Bi Profenid, um anti inflamatório pesado e que arrebentou meu estomago. Mas a cicatrizaçao do olho tava indo, mas como eu arrebentei tudo nao pude voltar a trabalhar no dia seguinte e tive que entrar com mais 3 dias de atestado. No fim do dia, eu acho que eu tinha menos que 50% de visão, eu tava ruim e desesperada. Fui dormir e antes me ajoelhei e chorei e em lágrimas implorava a Deus que tivesse misericórdia porque eu estava apavorada, com medo de ficar cega, eu tava enxergando mal. Arrependida de ter comido tanta besteira e tanta comida remosa. Tudo teria sido diferente se eu nao fosse que nem peixe, querendo morrer pela boca. Ignorei o que minha mãe me falou e como ela mesmo disse "Paguei pra ver." No meu caso "Paguei pra não ver."

5º Dia:
Deus teve misericórdia de mim e o Bi Profenid funcionou. Depois de muito sofrimento, muito choro e orações nos pés do Senhor, Deus ouviu o meu clamor e colheu as minhas lágrimas. A visão de manhã já havia melhorado 5% mas não sentia dor, nem a sensação de areia insuportável e nem o ardor.Deus é bom e o seu amor dura para sempre. Já abria os olhos beleza.


6º Dia:
Eu tava no paraíso de volta. A visão tinha melhorado ainda mais e eu não sentia mais nada. Feliz da vida.

7º Dia (O dia em que eu peguei o computador e escrevi este relato):

Mais feliz ainda. Enxergando bem melhor. Voltei ao hospital para retirada das lentes de contato que protegiam o olho. Não doeu, e voltou a sensação bem leve de areia nos olhos. Mas meu médico disse que tava tudo bem e o olho direito ainda não tinha cicatrizado normalmente, o esquerdo já. Ele fez novos testes e eu consegui enxergar tudo, ele disse que já tinha 100% de quantidade, mas ainda nao tinha 100% de qualidade, isso só seria atingido após quase 3 meses de cirurgia. Com a cirurgia PRK a recuperaçao total da visão acontece em até 3 meses enquanto que no LASIK isso ocorre em uma semana. Mas gente, eu to enxergando bacaninha, como falei pra quem era cega como eu era eu já tô no lucro com certeza. Meu médico substituiu o Vigadexa pelo Florate colírio, para uso durante um mês. Neste dia dirigi pela primeira vez após a cirurgia.

Era o sonho da minha vida operar os meus olhos. Eu tava tão ansiosa por isso, que desde que eu comecei os exames pré operatórios eu só falava disso, acho que ninguém mais me suportava de tanto que eu falava da cirurgia, eu já nem dormia mais direito. Eu me consultei dia 25 de janeiro e um mês depois certinho e um mês usando óculos eu me operei. Eu sempre quis. Mas não podia, porque minha córnea era muito fina e pelo método LASIK que era o que tinha em São Luís não era possível. Por isso tão logo que soube que a PRK estava sendo realizada aqui, eu logo me apressei em me consultar e fazer todos os exames. Estou muito feliz e agradecida a Deus por ter me proporcionado isso. Poxa estou tão feliz de aposentar o meu fundo de garrafa como vocês nem imaginam.

Hoje estou no 19º dia de operada ( dia em que terminei este relato) e a visão varia muito. Um dia nunca é como o outro. Tem dias que eu enxergo bem mesmo, em outros eu enxergo mais ou menos, em outros enxergo mal. Mas o médico disse que esta instabilidade é normal até 3 meses que é o tempo total de recuperação da cirurgia PRK. Eu percebo que a visão piora mesmo no dia que uso computador. Por isso pra usar o pc eu tenho que estar de óculos escuros pra amenizar o cansaço da vista, pra sair na rua também porque o sol incomoda, e até hoje durmo com meu óculos transparente do kit da cirurgia. Morro de medo de dormindo meter o dedo no olho e estragar a cirurgia. Continuo usando colírios: O Florate 4 vezes ao dia e o Systane 5 vezes dia. Mas estou ótima e com 15 dias dirigi a noite pela primeira vez e não senti absolutamente nada. Diferente de muita gente que disse que tinha a visão em halos de noite, que os faróis confundiam e incomodavam. Eu fui muito abençoada porque não tive nada disso.
RESULTADO: É a melhor coisa que alguém pode fazer. Recomendo totalmente a cirurgia. Não dói nada, e vale a pena. Só peço a quem for fazê-la que não seja teimoso como eu e respeite as orientações médicas, repouso nunca é demais e NÃO COMAM EM HIPÓTESE NENHUMA COMIDA REMOSA E MUITO MENOS CAMARÃO!!!!



Comentários

Milena disse…
Dau, como vc bem sabe, fui uma das pessoas a te apoiar em fazer a cirurgia. Fico muito feliz q vc esteja bem e torço, de coração para q td dê certo!!!!!!! Adorei o relato e é exatamente o q acontece, como passei por td isso, sei bem como vc se sente.
Bjs
Milena
Ingrid Trindade disse…
Amiga, só tu pra escrever um relato desse,viu?! Mas isso foi show de fé!

Só falta eu consegui fazer tbm!

Beijo!
Anne Quadros disse…
Sabe qual foi a diferença entre sua cirurgia e a dos demais? É que quem te operou foi o Senhor, por isso foi tudo rápido e vc não sentiu nada daquilo que leu em depoimentos. Deus é fiel e que bom que vc se sente realizada. Abraços e fique na paz!
Daniella disse…
Essa é minha comadre! ahahahaha Detalhes da cirurgia e do pós... Mas a parte que eu mais gostei foi a de você contando para geral do pré-operatório! ahahahahah
Querida, sei que esse era um sonho antigo da sua vida, por isso, fico muito feliz e estou louca para te ver sem a lente e sem o óculos!!!
TE AMO MUITO!
Dany.
Tânia Biguá disse…
Daucy, que coisa boa ver a mão do Sr sobre tua vida. Que Ele continue te abençoando grandemente, em o nome de JESUS, amém!!
Tânia Biguá
Karol disse…
Qual foi o medico que te operou?
Daucyana Castro disse…
O médico que me operou foi o Dr. Sólon Uchoa Lago Neto. Atende no HRO (2107-4050)
Daucyana Castro disse…
O médico que me operou foi o Dr. Sólon Uchoa Lago Neto. Atende no HRO (098)2107-4050
Karol disse…
Te encontrei no facebook! Se possível, me passa teu telefone o gente trocar umas idéias! Obrigada!
Anônimo disse…
Amada irmã em Cristo ! Sou pastor e operei prk no dia 10/07. Tenho vários compromissos com a igreja , e Tem sido muito difícil pra mim. Tinha 8.5 em cada vista , mais astigmatismo de 1.75. Me ajuda aí . Tenho 26 dias de operado, mais vejo bem melhor que antes , mais sinto muita dificuldade de ver de longe, dirijo, mais não consigo enxergar as placas, por isto só vou até a igreja e mercado, já que minha esposa também fez uma operação e não pode dirigir. To meio preocupado, pois desde do 16 dia que minha vista não melhora e nem piora. E agora tem dois dias seguidos que acordo com os olhos arranhando muito, tenho logo que pingar o systane . E normal eu ainda estar como se estivesse com uns 3 de miopia? E estas arranhadas na vista agora? Deus te abençoe e abraços.
prpablo@oi.com.br, prpablo@imobe.org
www.imobe.org ( site da minha igreja) .
Eu fiz a cirurgia PRK ontem segue o meu relato http://minhacirurgia.wordpress.com/
Daucyana Castro disse…
Que bom que pude ajudá-los em algo. Hoje (25.08.12) completo 6 meses de operada. Enxergo perfeitamente bem e minha visao é igual todos os dias. Não uso mais nenhuma medicação.
CLAUDIA disse…
Oi Daucyana eu também fiz essa cirurgia e engraçado, acho que vc foi a pessoa que mais se identificou com as minhas aflições, medos e sonho de fazer esta cirurgia, teve um momento também que tive que pedir a Deus porque não imaginava que a recuperação fosse tão dolorosa, foram 3 dias inacabáveis, mas Graças a Deus hoje estou bem, ainda com um incomodo chato, como se tivesse um cisco no olho, ainda não consegui me livrar da lente de contato que usamos no pós operatório, retornei com o médico e ele informou que a córnea estava um pouco descamada , mas que era normal, retorno novamente semana que vem para verificar como estou

Daucyana Castro disse…
Claudia vai dar tudo certo! Tenha fé viu! Melhoras!
Dídimo Rosa Santana disse…
tbm fiz a curugia prk,tinha entre astigmatisno e miopia,5 graus e meio cada vista e o que posso relatar é que para a vista voltar ao normal leva mesmo 6 meses. li muitos relatos a respeito e mtos relatam que ja estão enxergando bem em poucos dias. mas com o passar dos dias eles mesmos se contradizem, pois sempre em alguns pontos tem alguma dificuldade. hj tenho faz 50 dias que fiz a cirugia e sinto que melhorou é claro! csgo andar de carro,jogar futebol,coisas que eram mto dificieis para mim. a visão é ruim mesmo é a noite,de dia nao tenho dificuldades p enxergar. ecredito que vai melhorando 1% ao dia. No caso eu acreditou que minha visão até agora tenha melhorado 50%. Acho que devido a ansiedade de mtos, os relatos não batem bem com a realidade. se alguém qser entrar em contato cmgo, vou deixar meu msn para melhores exclarecimentos. um abraço a tds. drs-santana@hotmail.com
Anônimo disse…
Oi Daucyana. Hoje fazem 20 dias que fiz a PRK: 6 graus OE, 5 OD. Mas sinto que há 5 dias, a visão do direito piorou consideravelmente... Será que é normal? Deus a abençoe...
V. A.
Glaucia disse…
Oi Daucyana!? A paz do Senhor!!!sou Glaucia de santa Ines, ri muito lendo os relatos de sua recuperaçao,e estou encorajada!!!!tbm quero fazer a cirurgia mas, meu grau é inferior ao que o plano de saúde cobre, quanto será que custa para fazê- la particular???? bjos
Daucyana Castro disse…
Querida a cirurgia particular custa em media R$ 2.400,00 porque cada olho custa em media R$ 1.200,00
Daucyana Castro disse…
Oi V.A com certeza e normal vc ainda nao enxergar bacana. Pouco tempo, somente 20 dias. A visão estabiliza mesmo depois de 3 meses! Boa sorte!
Tainan Lima disse…
Eu vou fazer a minha daqui a duas semanas acho. Tomara que seja com o medoto LASIK porque eu tambem estou muito ansioso e muito feliz por ter encontrado alguem como você, tirar minhas duvidas do pós operatorio!
Vou tambem fazer eu blog para contar minha experiencia e vou te mostrar..
Anônimo disse…
Minha irmã, Graça e Paz! Obrigado pelo relato, vou fazer a PRK personalizada amanhã, espero que tenha uma boa recuperação e estou ansioso... eu sei que vou trabalhar um bom tempo de óculos escuros... mas é assim mesmo... rsrs
Anônimo disse…
NOSSA COMO EU RI, MINHA EXPERIÊNCIA FOI IDÊNTICA A SUA, ESTOU NO SEXTO DIA, TO INDO, MAS AINDA NÃO ESTOU 100%,MAS ESTOU FELIZ DEMAIS COM MUITA ESPERANÇA DE DEIXAR OS ÓCULOS DEFINITIVAMANETE, OBRIGADA PELO RELATO...
Anônimo disse…
*DEFINITIVAMENTE AINDA NÃO ENXERGO BEM,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
estou no 16º dia e ainda nao vejo bem!!!!! sera que ta certo isso?
Anônimo disse…
ja estou com 53 dia de operado e ainda estou sentindo tds os sintomas nao sei se e pq tina 5 e 8graus mais ate agora vejo nevoa, ja estua preocupado. mais vamos la o resultado final e com 6 meses. seja o que DEUS quiser
Daucyana Castro disse…
O que o seu medico disse?
Daucyana Castro disse…
O que o seu medico disse? 53 dias de operado? Foi Prk?
Dayana Cordeiro disse…
Ei Daucyana,
Estou a 2 dias da minha cirurgia. Minha PRK será na quarta-feira. Estou extremamente ansiosa!
Seu relato me ajudou a tomar coragem!
Também criei um blog pra contar tudo!!!
http://meunovoolhar.wordpress.com

Passa lá e se tiver dicas pra me dar nos posts que ler eu vou adorar!!!
Dayana Cordeiro.
Anônimo disse…
Ola gostaria de saber quanto custou sua cirurgia.
Obrigada
Daucyana Castro disse…
Vc nao leu meu relato? Nao custou nada! Fiz pelo plano de saude!
DANIELA TAMY disse…
Parabéns!! Muito bom o seu relato!! Vou fazer semana que vem!!! Tenho 7,5 de miopia rs!!
Lucas disse…
Boa tarde Daucyana! Li seus relatos sobre a cirurgia, e posso t dizer q me senti muito mais tranquilo agora, irei fazer essa cirurgia daqui 6 dias, e confesso, o nervosismo e a ansiedade esta tomando conta rss... li outros depoimentos e me deixaram com um certo medo d operar, porem acredito q nao terei dificuldades, agradeco por publicar sua experiencia e tenho ctza q ira me ajudar a superar a tensao! Deus esta no controle, e td ira dar certo, que Deus abencoe ricamente sua vida! Abracos
Anônimo disse…
Olá fiz minha cirurgia dia 23/08 tinha 7,5 de miopia em cada um e 0,5 de astigmatismo. Os 4 primeiros dia foi o terror, não conseguia ficar com os olhos abertos, doía e ardia muito, mas no 5 dia já conseguia ficar com o olho aberto e o 6 e 7 dia já esta enxergando uns 95 % e dai fui no oftalmo para retirar o curativo, nossa minha vista piorou muito estou com 25 dias de operada sim lógico em vista de antes q eu era cega está bom demais, mas mesmo assim minha vista esta uns 60% bem embaçada ainda estou muito angustiada.
Anônimo disse…
Oi tudo bem eu fiz a cirugia também, gostei da sua explicação sobre a cirugia .Tem um mês que eu fiz agora um olho fica meio turvo e normal.
Unknown disse…
Olá Daucyana, li seu comentário, assim como li diversos outros, mas difícil foi achar alguém da mesma cidade que eu, São Luis. Estou com minha cirurgia marcada para daqui a 4 dias, no mesmo local que você fez, o HRO, mas farei com Dr. Maurício Palácio. Ocorre o seguinte, muitas pessoas estou me falando pra fazer com o Dr. Guilherme Palácio ou com o Dr. Solon Uchoa, e não com o Dr. Maurício, quero perguntar a você se você chegou a ter informações desses médicos que citei. Obrigado
Daucyana Castro disse…
Não Maurício, não recebi nenhuma referência negativa do médico que vc vai fazer a cirurgia não. Mas eu escolhi o dr. Sólon pq já conhecia muitas pessoas que tinham operado com ele, e todos disseram que ele é excelente. Fui na consulta e gostei. Ele explica tudo, tem paciência, é um médico atencioso, cuidadoso e perfeccionista. É um excelente profissional.
Jacelena Dourado disse…
Daucy....Fiz 8 meses de operada e estava relembrando aqui e voltei no seu blog. Super indico pra todo mundo! Pra mim foi super tranquilo!!Faria tudo de novo...E o seu relato me ajudou mt1
bjs
Daucyanna Parabéns pelo o seu depoimento, fico feliz, não sabia dessa cirugia, mais agora estou ansioso para fazer.

Obrigado pela dica...
Anônimo disse…
...TENHO OITO DE MIOPIA EM UM OLHO E NO OUTRO APENAS UM IMAGINE SÓ..? EU VOU FAZER A PRK ,,,MAS ESTOU PENSANDO MAIS SERIAMENTE POIS ,,,COM A CIRURGIA A LASER ACONTECE ESSES PROBLEMAS:
1..AFINAMENTO DA CORNEA
2.RISCO MAIOR DE INFLAMAÇÕES.
3.NUNCA MAIS PODEREMOS COÇAR OS OLHOS (OU PODEMOS COÇAR DEVAGAR)
4.DORMIR SEMPRE OLHANDO PRA CIMA..E NUNCA DORMIR DE LADO OU DE BRUÇOS.
5.NUNCA... EU DISSE NUNCA ENTRAR NO MAR ...POIS DEVIDO AO AFINAMENTO DA CORNEA CORRE MAIS RISCOS DE INFECÇOES OCULARES OU INFLAMAÇÕES
6.A PARTIR DA CIRURGIA DEVEMOS TODOS OS ANOS OU A CADA SEIS MESES IR AO OFTALMO.
8.TALVES USAR COLIRIO O RESTO DA VIDA.
9.NUNCA MAIS USAR LENTES DE CONTATO...POIS UMA LENTE EM CIMA DE UMA CIRURGIA É COMPLICADO.
10...VIVER O RESTO DA VIDA PREUCUPADO COM A CIRURGIA E COM MEDO DE ACONTECER ALGO POS OPERATORIO..



E VARIOS....PROBLEMAS....POR ISSO ESTOU PENSANDO SERIAMENTE..
A E A UM TEMPO UM GRUPO DE MUITAS PESSOAS SE REUNIRAM NOS ESTADOS UNIDOS PARA PROCESSAREM O CONSELHO DE OFTALMOLOGIA POIS ANOS DEPOIS ESTAVAM TENDO COMPLICAÇOES .....AINDA MAIS....
O INVENTOR DO LASIK OU CRIADOR...VEIO A PUBLICO ANOS ATRAS DIZENDO PARA NINGUEM REALIZAR A CIRURGIA.....
Bruno disse…
Ficar sem dormir de bruços? Estou no vigésimo dia da minha prk e acho q a partir do quinto dia estava dormindo de bruços '-' outra coisa, nada ver essa historia de não poder tomar banho de mar, pelo que li são apenas 30 dias sem poder tomar banho de mar. Vc ta muito noiada mina.
Anônimo disse…
Hoje, maio/2014, faz 5 meses que fiz cirurgia PRK no Hospital de Olhos em Curitiba. Eu tinha 5 graus miopia e 1 grau astigmatismo.

Resumindo: 15 primeiros dias você vive um inferno com a cirurgia PRK. (recuperação da LASIK é muito mais rápida). Até o epitélio crescer novamente sua visão fica muito, MAS MUITO, ruim. Após o 1 mês: muita evolução. No segundo mês praticamente se estabiliza o resultado da cirurgia.

Resultado: Hoje, após 5 meses, olhos secos e cansados durante o dia. Fiquei com residual de 0,75 astigmatismo num dos olhos e isso tem me incomodado muito para leitura ou TV. Estou com uns 90% da visão que tinha com os óculos.

Pontos Positivos: fica livre dos óculos, liberdade para praticar esportes, sair, etc.

Pontos Negativos: TODA cirurgia tem risco. Chances de residual e olhos secos são altos. Visão para perto não fica boa, pois o míope enxerga muito bem de perto. A cirurgia tira essa vantagem do míope.
Portanto, se você depende muito da visão para trabalhar (com computador, eletrônica, mexer com detalhes e coisas pequenas, muita leitura) eu NÃO RECOMENDO, pois sua visão NUNCA mais será a mesma!

Se você usa óculos e está confortável em utilizá-lo, eu recomendo a continuar assim. As cirurgias chegam próximo, mas somente os óculos permitem uma correção da visão em 100%.

Se você não aguenta mais óculos e lentes de contato, pratica esporte e não quer mais usar óculos, então fique ciente dos RISCOS (que não são poucos) e faça a cirurgia.
Anônimo disse…
amei seu depoimento foi muito bom ajudou ao meu filho que esta hoje com 4 dias de operado.
Mil@ disse…
Muito bom seu relato!
Vou operar dia 19/5 e gostaria de saber como está sua visão hoje?
Daucyana Castro disse…
Minha visão hoje é perfeita!
Anônimo disse…
Qual o tempo de repouso (atestado)?
Anônimo disse…
Estou desesperada fiz a 14 dias minha visão pra perto está bem...mas p longe só vejo tudo embaçado, não consigo ver nada. Meu médico só fala que eu tenha paciencia que vai melhorar(PRK). Preciso de opniao.
Unknown disse…
Muito obrigada por expressar todos seu momentos e sentimentos de uma forma tao clara ...tenho uma irma de 15 anos com deficiencia mental e muitas duvidas sobre o verdadeiro grau de miopia, pois um medico dizia que ela teria que usar oculos um outro dizia que nao acompanhada lentamente pelo sus e ouvindo que a visao dela esta comprometida e que sua vista esta abaixo de 50%..so peco direcao de Deus, e em meio as dificuldades hoje tenho melhores condicoes estou disposta a acompanhar minha irmazinha este é o meu primeiro passo conhecendo seu relato pois estarei lhe acompanhando e cuidando para qualquer segmento.obrigada mais uma vez
Unknown disse…
Pois é daucyana,voçe me falo, muitos aqui dizem que fica um resíduo de grau,fiz minha cirurgia dia 31 de março,fazem 12 dias e estou com 80% da visão já,e em nome de jesus vai ficar 100%,é so ter paciência e fé,indico pra quem quiser fazer,vale a pena
Unknown disse…
Olá boa noite a tds gostaria muito de saber de vcs Q fizeram a prk a anos como a dona do post do ano de 2012 queria muito saber como vcs estão depois de anos de cirurgia
Como vcs estão?
Tem reflexos?
Tem visão turva?
Voltou o grau?
Alguém chegou a perfeição?
Por favor preciso muito saber pois estou com a minha cirurgia prk marcada e estou morrendo de medo pois o meu médico m avisou desses riscos Q pode acontecer comigo mas nada como a gente saber de quem passou pela experiência
Desde de já agradeço
Unknown disse…
Olá boa noite a tds gostaria muito de saber de vcs Q fizeram a prk a anos como a dona do post do ano de 2012 queria muito saber como vcs estão depois de anos de cirurgia
Como vcs estão?
Tem reflexos?
Tem visão turva?
Voltou o grau?
Alguém chegou a perfeição?
Por favor preciso muito saber pois estou com a minha cirurgia prk marcada e estou morrendo de medo pois o meu médico m avisou desses riscos Q pode acontecer comigo mas nada como a gente saber de quem passou pela experiência
Desde de já agradeço
Stenio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Stenio disse…
Olá! Estou na mesma situação da Silvane, com a PRK marcada para o dia 03/07, tenho 5,5 graus de miopia e tenho as mesmas dúvidas. Como vocês estão hoje, depois de anos de cirurgia? Ficaram sequelas? Estão com a visão perfeita?
Obrigado pelo relato, Daucyana! Obrigado a todos!
Daucyana Castro disse…
Olá pessoal. Hoje 4 anos depois de operada da PRK posso dizer que minha visão é perfeita, sem sequelas, sem nada. Enxergo perfeitamente, zero bala minha visão! Tudo perfeito! Enxergo tudo! Grata a Deus ter me permitido uma visão restauradora.
Unknown disse…
Estou com exatamente 28horas de operado do PRK nos dois olhos desde que sai da cirurgia após 2 horas começou a arder meus olhos igual pimenta mas é suportável. fiz tbm em São Luis MA na UDI quem for fazer pode fazer sem medo a maior dor foi tirar o adesivo do tampão pois a cirurgia vc só vê mesmo pq não tem como fechar o olho.
Anônimo disse…
Muito interessante seu post, li tudo e nossa que desafio! estou pesquisando sobre essa cirurgia achei o site do dr. Osny http://www.drosnysedano.com.br/, o que vc acha dele? o conhece?
Amanda Lipskin disse…
Olá Humberto, dei uma olhada no site sobre Cirurgia Refrativa que você comentou, achei muito bacana do trabalho do Dr. Osny.
Obrigado amanda vou ver de novo o site do Dr Osny, eu quero fazer Cirurgia Refrativa a laser em curitiba
therarm disse…
Parabéns pelo post e pelo sucesso da cirurgia! Foi muito instrutivo e está me ajudando a decidir se faço a PRK ou não. Também tenho 5 graus de miopia, uso óculos há 18 anos e praticamente me acostumei. Fico pensando se devo mexer no que está quieto ou se me liberto dessa "acomodação" que tenho com o óculos.

Uma pergunta, quanto tempo mais ou menos você levou para a vista estabilizar, principalmente com o uso do computador? Pergunto porque trabalho MUITO com computador, então fico nessa dúvida, que interfere também no período que escolho fazer, se fim de ano, quando as coisas ficam mais tranquilas no trabalho, ou em março, como estou pretendendo (sendo que maio/junho e julho são os meses mais intensos de projetos em frente ao computador).
Daucyana Castro disse…
Com uma semana já usava computador. Com o óculos de proteção claro. Mas super tranquilo. Não me arrependo não. A cirurgia foi ótima. Enxergo perfeitamente hoje.
GUILHERME MADUREIRA disse…
DAUCYANA CASTRO BOA NOITE ! PARABENS PELO TEXTO MUITO BOM E ENCORAJADOR TAMBEM ! PARABENS!!
FIZ A MINHA CIRURGIA JA TEM UMA SEMANA E JA TIREI UMA LENTE , MAS A LENTE DO OLHO DIREITO TIVE Q COLOCAR DENOVO POIS TINHA DESCAMADO ,MAS ENFIM TEM UMA SEMANA JA E MINHA VISAO TA MAIS OU MENOS AINDA , DEPOIS Q TIRA A LENTE QUANTO TEMPO PRA VISAO FICAR BOA ? MAIS OU MENOS? A MINHA FIZ TEM UMA SEMANA E TO COM UMA LENTE AINDA Q DEVO TIRAR QUARTA FEIRA !
OBRIGADO .
Francine Aguiar disse…

Amanhã farei minha cirurgia, desde que marquei a data venho pesquisando relatos na internet, nos ajuda muito a tranquilizar
Adorei a postagem, muito útil
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daucyana Castro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daucyana Castro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renato disse…
Fiz a minha cirurgia PRK dia 09 de fevereiro de 2017, hoje com mais de 3 meses estou sentindo muita dor de cabeça e olho seco. Minha opinião: Fique com os seus óculos e seja feliz, toda cirurgia tem riscos e uma fez feita a cirurgia não tem volta. Fique ciente dos riscos.
Daucyana Castro disse…
Não entendi o comentário. Eu operei tem mais de 5 anos, enxergo perfeitamente. Além do mais, cada caso é um caso, e cada organismo reage diferente. Melhoras!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daucyana Castro disse…
Leia novamente o título do post “A MINHA EXPERIÊNCIA “ eu não disse a sua. Eu disse A MINHA experiência foi de FÉ e ponto final. Fé, futebol e política não se discute. Sinto muito pela sua experiência ter sido mal sucedida. Vc diz que não tem fé. Se tivesse o resultado poderia ter sido diferente . Quem sabe?
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Oi,estou com um mês é vinte dias de operada,eu tenho sentido em uma das vistas uma sensação de arranhada e lacrimenja.
Isso é normal?
Anônimo disse…
Faz dois meses de minha cirurgia ,tenho vista embaçada e olhos secos.
Se você não tem problemas com óculos ,não faça essa cirurgia .
Anônimo disse…
Hj faz 15 dias da minha cirurgia PRK. Esyou usando o Adaptis Fresh e o Florate. Estou enxergando bem já, dirigindo, e estou vendo melhor do que antes. Na primeira semana fiquei muito preocupado pois a vista estava muito ruim, muito embaçado. Graças a Deus parece que deu tudo certo!
Anônimo disse…
Sem querer implicar com voce. Mas os relatos de cirurgia de dias apos a cirurgia mais atrapalham do que ajudam (principalmente pos operatorios onde se sente dor por alguns dias ou meses, quando muita gente afirma precipitadamente que se arrependeu). Relatos que valem para alguem tomar como embasamento para uma decisao sao apos 6 meses, 1 ano, 1 ano e meio ou mais.

Postagens mais visitadas deste blog

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por isso tivemos a

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais.