Pular para o conteúdo principal

Dependentes da Graça de Deus

Em certa ocasião, Jesus aproximou-se dos discípulos onde eles estavam no meio de uma multidão e os escribas a discutirem com eles. Jesus então perguntou o que estava acontecendo e um dos homens no meio daquela multidão reclamou porque havia trazido o seu filho possesso de um espírito mudo que o maltratava muito e os discípulos não tinham conseguido libertá-lo. Ao trazer o menino para apresentar a Jesus, aquele homem desesperado falou: 
 “Se Tu podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!”. 
 E Jesus disse àquele homem: 
 “Tudo é possível ao que crê.”. 
Imediatamente exclamou o pai do menino: 
“Eu creio, mas vem em socorro à minha falta de fé.”
 Esse episódio, narrado por Marcos (Mc 9.14-29), é cheio de ensinamentos e um deles nos chama muito à atenção. A reação do pai daquele menino, que há muito tempo vinha sofrendo com os ataques que ele sofria. O sofrimento era muito grande, muitas foram as tentativas de libertação daquele menino, todas sem sucesso. A última esperança daquele homem estava depositada nos discípulos de Jesus, que também acabaram por decepcioná-lo. Poderíamos até dizer que aquele homem já estava sem esperança. Mas Jesus chega e pergunta desde quando aquele menino está sofrendo com aquele mal e a esperança daquele homem se renova. Mesmo assim, uma esper ança meio desconfiada, talvez com medo de mais uma decepção, porque o sofrimento vinha desde a infância do filho. E naquela esperança meio desconfiada, aquele homem disse para Jesus: “Se Tu podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!”.
Veja que ele falou no condicional, como se não acreditasse muito. Porém, mesmo não acreditando muito, naquele momento ele depositou toda a sua confiança em Jesus e pediu ajuda. “Ajuda-nos, compadece-te de nós.”. E Jesus respondeu: “Tudo é possível ao que crê.” E aquele homem não perdeu tempo. Imediatamente exclamou o pai do menino: “Creio! Mas vem em socorro à minha falta de fé.”.
Uma oração simples, mas verdadeira, essencial. Aquele homem estava sem forças diante de tanto sofrimento, sentia que já estava fraquejando na fé e não perdeu tempo: Senhor, vem em socorro à minha falta de fé. Esta deve ser a nossa atitude diante do sofrimento. Reconhecer a nossa miséria e a nossa dependência de Deus e correr para os seus braços. Não há outro a quem recorrer.
Muitas vezes na hora do sofrimento vem o desespero e acabamos nos afastando cada vez mais de Deus. Na busca de soluções imediatas, fugimos daquele que verdadeiramente pode resolver nossos problemas e nos lançamos por caminhos que só nos trarão mais problemas e sofrimentos.
Nós precisamos entender que Jesus está conosco o tempo todo. Precisamos ter a coragem do pai daquele menino que, mesmo sofrendo tanto, mesmo até desconfiando do poder de Jesus, não hesitou em pedir socorro. Eu creio, Senhor, mas vem em socorro à minha falta de fé.
Precisamos reconhecer que somos dependentes da Graça de Deus e que sem ela não adianta qualquer outra tentativa de solução para qualquer problema.
A solução está em Jesus, que disse naquele tempo e repete hoje para cada um de nós: “Tudo é possível ao que crê.”. Se não cremos, olhemos para o alto e digamos com humildade e convicção: Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé.

Comentários

Carolina disse…
MARAVILHOSO!!! Senhor, eu creio!!! ajuda a minha incredulidade!!!
Anônimo disse…
Daucyana, me da uma palavra! pois tbm vou fazer a cirurgia nos meus olhos e to com tanto medo! igual a vc do aparelho q se coloca nos olhos, nunca usei lente... como via ser?? sera semana que vem, dia 7.
Daucyana Castro disse…
Amada, tenha fé e fique tranqüila. A cirurgia e simples. A sensação de lente de contato é como se tivesse areia nos olhos, mas isso e so no primeiro dia. Depois passa. Nao e dolorido assim nao. E quanto ao aparelho, e tudo tão bem feito que vc nem percebe quando eles colocam. Tenha fé! Vai dar tudo certo!

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por isso tivemos a

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais.