Pular para o conteúdo principal

Aproveite as pedras para crescer

Autor: Tânia Biguá

Poucas são as pessoas que são como a cana de açúcar. A cana, mesmo posta na moenda pressionada, esmagada, reduzida a bagaço, só sabe dar doçura...
Mas a maioria de nós, concordamos com o Salmo 42... O salmista revela o estado amargo da sua alma. Ele diz isto, no v.3: “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite...”, mais adiante, no v.10, ele chega a declarar: “Até os meus ossos sofrem agonia mortal...”.
Agora, como o salmista teve esse problema resolvido? Como ele tratou e curou a sua alma?
Lendo o salmo, identificamos quatro atitudes que foram tomadas. Em primeiro lugar, encontramos o salmista: ORANDO, ENTREGANDO TUDO PARA DEUS: v. 8
“Conceda-me o SENHOR o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.”
Os dois primeiros versículos são as orações que o salmista fez.
Ele orou:
Vs. 1 e 2 - “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”
A oração recebeu do salmista a devida importância. Ele fez oração!
A oração é um instrumento poderoso, não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra.
A pessoa que ora, que faz oração ao Deus Vivo, Verdadeiro e Todo-Poderoso sempre colherá a manifestação do poder de Deus... Onde há uma semeadura de oração, sempre haverá uma colheita da manifestação do poder de Deus!
Agora, tem gente com a alma triste, querendo resolver o problema da alma com lazer, com férias, com descanso... Pensam que vão alegrar a alma com coisas materiais, com palavras e pensamentos positivos...
Mas isso é ilusão...
O Salmista sabia quem era que poderia curar, tratar e saciar a sua alma, sabia quem poderia resolver seus problemas que estavam afligindo a sua alma, por isso ele buscou a Deus em oração!
Hoje eu quero convidar você a orar. Ore ao Senhor e entregue a Ele os seus problemas, suas tristezas, suas amarguras... Todas as aflições que ferem a sua alma, você deve entregá-las a Deus em oração.
Porque se você fizer isso, se você orar, Deus vai manifestar o Seu poder e sua alma será tratada!
Nunca esqueça: A ORAÇÃO FEITA COM FÉ NUNCA FICARÁ SEM RESPOSTA!

Observando o salmo 42, percebemos que o salmista estava em estado de amargura. Como ele tratou e curou a sua alma? Sua primeira atitude foi ORAR, ENTREGANDO TUDO PARA DEUS:
Segunda atitude:  LOUVAR A DEUS POR TODAS AS SITUAÇÕES: Vs. 4-5.
  “Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava... Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.
Davi está fazendo a menção dos cultos de adoração e de louvor que ele oferecia a Deus.
Na Bíblia, os cultos de adoração eram verdadeiras celebrações festivas, com total liberdade à expressão dos sentimentos.
No v.4 lemos como o salmista  adorava a Deus: ele adorava com brados de júbilo, com gritos de alegria e com festa...
Adorar é estar à vontade diante de Deus para sua vida. Você foi criado para adorar.
Mas agora, eis a situação: o salmista conta que sua alma estava ferida e ele não conseguia mais louvar a Deus dessa forma.
Esse fato é lamentável: quando a pessoa tem a sua alma ferida e doente, ela não consegue louvar a Deus com essa liberdade e alegria.
Quantas e quantas vezes a gente se apresenta diante do Senhor para louvá-lo e saímos com os nossos corações alegres, animados, felizes e curados.
Entenda que o louvor é um tipo de tônico físico e estimulante completo. O louvor muda o ambiente, muda a vida, muda a casa...
Você tem louvado o Senhor? Você deve louvar a Deus de todo o seu coração.
Quero convidá-lo a mudar de vida, entregando sua vida ao louvor a Deus. O louvor cura e liberta das doenças da alma. 
No Salmo 42 o salmista se encontrava amargurado, passando por dificuldades. Como ele teve seu problema resolvido? Como ele tratou e curou a sua alma? Em primeiro lugar, encontramos o salmista: ORANDO, ENTREGANDO TUDO PARA DEUS. Em segundo lugar ele louvou a Deus. Em terceiro lugar ele Esperou EM DEUS:
 “Ponha a sua esperança em Deus”.
Ele diz à sua alma:
“Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”.
Davi diz isso porque a sua alma está ferida, enferma, triste, abatida, enfrentando problemas sérios que ameaçam a sua vida.
Mas ele anseia, ele deseja a cura da sua alma, ele deseja a solução dos seus problemas e sabe que só em Deus é que encontrará cura.
A palavra “salvação” é abrangente;
Onde podemos encontrar a solução dos nossos problemas e a salvação da nossa alma? Em nós mesmos? Em nossa própria força e sabedoria? Não.
Na Bíblia, lemos isto:
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. At. 4:12.
 Somente em Jesus há salvação.
O salmista concluiu suas palavras do Salmo 42, declarando isto no v.11: “Ele é o meu Salvador e o meu Deus”.
Receba esta Palavra e declare que você vai esperar em Deus, não vai sair tentando gerenciar os problemas e as situações do seu jeito.
No Salmo 42 o salmista exprime várias emoções em conflito: tristeza e alegria; medo e fé; dúvida e devoção. Como ele tratou e curou a sua alma? Em primeiro lugar, encontramos o salmista: ORANDO, ENTREGANDO TUDO PARA DEUS. Em segundo lugar ele louvou a Deus. Em 3 lugar ele Esperou EM DEUS:
 “Ponha a sua esperança em Deus”.
Em quarto lugar ele CONFIOU DE TODO SEU CORAÇÃO: v. 11
“Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Nós somos curados quando entregamos tudo ao Senhor. É uma decisão pessoal e imediata!!!
A ansiedade gera uma série de doenças da alma. A entrega é a melhor decisão.
Esta palavra é uma Palavra de cura, um antídoto para sua alma doente, abatida e cansada de tanta enganação deste mundo.
Você precisa de Deus, você precisa de Jesus, entregue sem reservas sua vida confiando plenamente em sua providência.
“É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens.” – Sl 118.8
No Salmo 42 encontramos um salmilsta amargurado; mas ele tomou Quatro atitudes para curar a sua alma:
Ele orou a Deus... Ele louvou a Deus... Ele esperou em Deus e ele confiou plenamente em Deus.
 Se hoje, você fosse escrever um salmo, quem sabe, suas palavras também seriam:
 “Dia e noite eu choro... choro porque sinto a minha alma abatida... choro porque vivo desanimado e triste...”
Pois eu quero convidar, especialmente a você, que tem falado a sua própria alma “Por que você está assim tão triste” e “Por que está assim tão perturbada dentro de mim?”
“Mas para vocês que me obedecem, nascerá o sol da justiça, trazendo com ele a salvação. Vocês serão libertados e saltarão de alegria.”
Ml 4.2 – Bíblia Viva
A vida de cada um de nós pode ser comparada à conquista de uma montanha. Assim como a vida, ela possui altos e baixos. Para ser conquistada, deve merecer detalhada observação, a fim de que a chegada ao topo se dê com sucesso.
Todo alpinista sabe que deve ter equipamento apropriado. Quanto mais alta a montanha, maiores os cuidados e mais detalhados os preparativos.
No momento da escalada, o início parece ser fácil. Quanto mais subimos, mais árduo vai se tornando o caminho.
Chegando a uma primeira etapa, necessitamos de toda a força para prosseguir. O importante é perseguir o ideal: chegar ao topo.
À medida que subimos, o panorama que se descortina é maravilhoso. As paisagens se desdobram à vista, mostrando-nos o verde intenso das árvores, as rochas pontiagudas desafiando o céu. Lá embaixo, as casas dos homens tão pequenas…
É dali, do alto, que percebemos que os nossos problemas, aqueles que já foram superados, são do tamanho daquelas casinhas.
Pode acontecer que um pequeno descuido nos faça perder o equilíbrio e rolamos montanha abaixo. Batemos com violência em algum arbusto e podemos ficar presos na frincha de uma pedra.
É aí que precisamos de um amigo para nos auxiliar. Podemos estar machucados, feridos ao ponto de não conseguir, por nós mesmos, sair do lugar. O amigo vem e nos cura os ferimentos.
Estende-nos as mãos, puxa-nos e nos auxilia a recomeçar a escalada. Os pés e as mãos vão se firmando, a corda nos prende ao amigo que nos puxa para a subida.
Na longa jornada, os espaços acima vão sendo conquistados dia a dia.
Por vezes, o ar parece tão rarefeito que sentimos dificuldade para respirar. O que nos salva é o equipamento certo para este momento.
Depois vêm as tempestades de neve, os ventos gélidos que são os problemas e as dificuldades que ainda não superamos.
Se escorregamos numa ladeira de incertezas, podemos usar as nossas habilidades para parar e voltar de novo. Se caímos num buraco de falsidade de alguém que estava coberto de neve, sabemos a técnica para nos levantar sem torcer o pé e sem machucar quem esteja por perto.
Para a escalada da montanha da vida, é preciso aprender a subir e descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem.
Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha.
As Pedras no caminho, há ...
O distraído nela tropeçou.
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já David com a pedra matou Golias,
e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por isso tivemos a

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais.