Pular para o conteúdo principal

10 Lições que aprendi correndo

10 Lições que aprendi correndo



OBS: Não sou médica, e muito menos educadora física. Este texto foi escrito baseado em minhas experiências pessoais ok?


1) Condicionamento físico é importante. Treinar pelo menos 3 vezes na semana já dá uma melhorada no ritmo. Não precisa correr 5 km logo de cara. Vai correndo aos poucos. Na primeira semana, você corre 10 minutos ininterruptos, depois na outra semana você percebe que consegue fazer 15, e aí vai aumentando aos poucos. Cada vez que você corre, vai melhorando sua resistência.

2) Beber água durante o treino só se for bem pouquinho. Nada de encher o "bucho" de água, fica pesado e você não consegue ter um bom rendimento. Esta lição eu aprendi com minha médica na minha primeira corrida. O ideal é só tomar um gole de água e molhar pulsos, testa e nuca. Eu molho logo é a cara toda. Dá um gás.

3) Quando estiver correndo e cansar, o ideal é diminuir o ritmo e nunca parar. Até descobrir esta dica eu ficava acabada. Caminhava 10 minutos, corria 20 minutos, caminhava mais 10 e queria correr de novo e não conseguia, porque já tava acabada. E olha que legal: quando a gente corre, o coração fica acelerado, se você pára, ele desacelera, e aí meu amigo pra acelerar de novo você gasta o dobro de energia pra por esta "máquina" pra pegar. Na corrida, aprendi isso. Cansou? Tá ficando sem ar? Desacelera, mas não pára! Você diminui a intensidade, recupera o fôlego e aperta de novo. É fantástico. Antes eu só conseguia correr 17 minutos e parava. Na minha primeira corrida, apliquei a técnica e consegui correr 37 minutos ininterruptos ( 5km e 400m). (Mas isso só vale pra quem está bem de saúde viu? Se der tontura é bom parar).

4) Não adianta pressa. Você logo vê que os primeiros apressadinhos na hora da largada nem sempre conseguem concluir a prova. Muitos concluem andando. Portanto não desanime se logo na largada várias pessoas te passarem. Isso não significa que você chegará em último. Aos poucos e devagar você vai ultrapassando os apressadinhos que lá na frente já estarão cansados. 

5) No início a perna dói, bem ali na canela, mas depois o corpo acostuma e pára de doer. E no início eu fui com dor mesmo. (risos)

6) Os primeiros três minutos e os últimos 400 metros são os mais difíceis. No início você está ofegante, aquecendo a máquina e no final já tá é cansado e doido pra passar pela linha de chegada.

7) Você sempre consegue ir mais um pouquinho adiante, bem mais que imagina. Eu nunca pensei que conseguiria concluir uma corrida de 5 km, mas consegui. Pensei que ficaria em último lugar, mas fiquei em 22º na minha faixa etária.

8) Nunca faça nenhuma atividade física em jejum ou sem se alimentar por muito tempo. Você termina passando mal. O ideal é comer alguma coisa uma hora antes da prática esportiva.

9) A respiração é muito importante. Nada de conversar durante os exercícios. Isso faz com que você fique mais cansado e dificulta a conclusão do treino. Inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca é ótimo, você não fica cansada e garante o fôlego.

10) O importante é concluir o percurso. Concluir já te faz sentir mais que vencedor.



Comentários

Lycia Medyne disse…
Fico feliz em saber que as dicas passadas naquela conversa informal, nos bastidores, fizeram vc ver que é possível! ! Parabéns! ! Que venham novos desafios. O duathlon é um deles!! Kk bjo
Anônimo disse…
(WANDERSON RICARDO) Gostei muito das dicas, Parabéns pela elasticidade na prática de exercícios.
Gostei das dicas. Geralmente corro e quando canso começo a andar e não consigo mais correr.Obrigada por compartilhar sua experiência.

Postagens mais visitadas deste blog

A minha experiência com a cirurgia refrativa PRK - uma questão de fé!

Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia. Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento. Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúd...

PPT 2 da Q8 do Brasil é a nova máscara TOP para cabelos danificados.

Gente, este é o creme que há tempos eu ando atrás e que faz realmente milagre nos cabelos. A máscara é pouco conhecida mas é MARAVILHOSA. É da Q8 do Brasil e realmente faz milagre na hora. Eu ja comprei e to usando e amando. Eu já havia usado várias vezes no salão e me apaixonei. Diferente de outras máscaras como Moroccanoil e Kerastase que são excelentes mas que vão tratando o cabelo a longo prazo, com o PPT2 você percebe uma melhora significativa NA HORA que está usando o creme. A última vez que eu havia feito luzes o cabelo ficou bem agredido, ai usei o PPT 2 e na hora o cabelo foi se desmanchando no creme, hidratei, e escovei e o cabelo ficou perfeito nem parecia a palha que tinha ficado depois da química. E quando você molha o cabelo 3 dias depois ainda escorre creme. Eu simplesmente fiquei enlouquecida até encontrar. Comprei logo um pote de 500 ml que dura um ano. Custa em média 150 reais. Mas agora como estou morena estou usando mesmo assim porque hidratação nunca é demais....

Serestão Solidário busca ajudar “dançarina sobre rodas” na compra de moto adaptada

  O CT Luciana Arguelles vai promover no dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira), o Serestão Solidário “Todos por Maria”. Maria de Jesus Rocha, 46 anos de idade, ficou conhecida em São Luís no Maranhão como a “dançarina sobre rodas”, por causa de um vídeo que viralizou na internet dançando reggae no Centro Histórico.  Apesar das limitações pelo uso da cadeira de rodas, Maria encontrou na dança a liberdade para se expressar. “ A minha paixão mesmo é a seresta. Hoje posso dizer que da minha maneira a dança é tudo na minha vida. Ela me dá liberdade e inspiração. É o meu porto seguro ”, frisou Maria Rocha.  A festa terá um importante caráter solidário. Toda a renda arrecadada com o projeto do Serestão será destinado à compra de uma moto PCX, que será adaptada para Triciclo, o que vai ajudar bastante na locomoção de Maria. “ Com a convivência com a Maria Rocha, vivenciamos a dificuldade dela de locomoção. Queremos muito ajudar nesse projeto pra realizar esse sonho dela. Por i...