Este vídeo acima não é a minha cirurgia não, é somente um vídeo que eu achei no youtube que mostra como é a cirurgia do tipo PRK, pra vocês terem uma noção de como é a cirurgia.
Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento.
Antes de contar a minha experiência com a cirurgia refrativa do tipo PRK é necessário alguns esclarecimentos sobre o procedimento.
Existem dois tipos de cirurgia a laser: a Lasik e a PRK. A Lasik oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e o olho é cortado, onde se levanta o FLAP pra inserir o laser. Na PRK não existe corte, o médico raspa o epitélio e incide o laser. A PRK é indicada para pacientes com córnea fina que não podem ser submetidos a LASIK. Para fazer a PRK é preciso ter pelo menos, no mínimo 400 micras de córnea. Eu tinha 480 e então estava liberada pra fazer a cirurgia. Entre a 1ª consulta e a cirurgia foram exatos 30 dias. Demorou um pouco por causa do plano de saúde que resolveu complicar as coisas. Pra quem não sabe, uma regulamentação da ANS de 1997 obriga todos os planos de saúde a autorizar esta cirurgia pra quem tem mais que 5 graus de miopia. Ou seja, é lei, e lei é pra ser cumprida e não discutida. Foi uma palhaçada no meu plano, tive que regulamentar o plano e depois era uma tal de perícia que vivia sendo remarcada, era perito que não ia, enfim eles dificultaram ao máximo a minha autorização e eu já estava preparada para entrar com uma liminar e fazer uma matéria de denúncia pra TV. Depois de muita chatice e de todos os atendentes já não me aguentarem mais, autorizaram minha cirurgia. Escolhi meu médico pela excelente reputação dele, e claro indicação de muitas pessoas que já haviam operado com ele e ele também é cristão. Então eu estava nas mãos de um homem de Deus. Tudo perfeito então.
CIRURGIA PRK:
Eu operei no dia 25 de fevereiro de 2012 no HRO em São Luís. Cheguei ao hospital as 7h da manhã e logo quando cheguei fui encaminhada à sala de preparativos. Entreguei meus óculos na entrada e segui meio que ceguinha (5,75 não é mole não, a gente olha tudo embassado).
E aí começou a rodada de colírios. São 3 mas o que mais dói é o primeiro (sensação de ardor e dificuldade de abrir os olhos, mas é tudo rapidinho, parece a sensação de quando entra um cisco na lente de contato e parece muito semelhante a sensação do primeiro dia de pós operatório.)
Tem um intervalo de mais ou menos de 10 minutos entre um colírio e outro. Após esta rodada eu segui para a ante sala do centro cirúrgico mas eu tava uma pilha e pedi para ir ao banheiro duas vezes, numa delas me ajoelhei e orei pedindo a Deus que estivesse ali comigo e que tudo corresse bem e que Ele me mantesse calma. O meu medo não era da cirurgia, nem de nada dar errado e muito menos do pós operatório, o meu pavor era do bendito instrumento que se coloca dentro do olho e que não permite que você pisque. Ah meu amigo eu estava em pânico de ter que colocar aquele trombolho no meu olho...como assim não piscar...eu só de pensar ficava nervosa. Abaixo tem a foto do bendito aparelho...
Pois bem, me troquei, coloquei aquela bata de cirurgia, touca, e a luva dos pés e me sentei aguardando a minha vez. Eu só enxergava bem embassado as pessoas indo e vindo e eu tava muito nervosa, eu literalmente tava uma pilha. Ai percebi quando o primeiro paciente veio andando da cirurgia e eu mais que depressa quis interroga-lo sobre todos os detalhes da cirurgia (enchi ele de perguntas) mas ele foi muito monossilábico nas respostas, o que me irritou bastante. Como assim alguém acaba de operar e não tem nada pra contar. Na ante sala do centro cirúrgico pingaram mais dois colírios e o médico marcou com uma canetinha azul o local certinho do olho, nem doeu, o olho creio eu, já estava anestesiado porque eu nem senti, isso me tranquilizou um pouco.
Neste momento o médico colocou um adesivo nos meus cílios (e eu de burra pensei aliviada: ufa, não tem mais aparelhinho, beleza, evoluímos, agora é adesivo, nada de arame nos olhos, será que isso não vai se soltar, pensava eu porém me acalmei mais ainda). O médico colocou este adesivo nos cílios inferiores e superiores, gente eu acho que eu nem tava mais piscando e não tava percebendo, porque ele chegou a me dizer umas duas vezes “pisca”....kkkkk...eu já estava era me esquecendo de piscar e por incrível que pareça não percebi nada e ele em seguida me falou que havia colocado o bendito aparelho, só que eu não notei mesmo, se ele não tivesse me dito eu não teria notado mesmo. (Uma amiga minha ao ouvir meu relato ficou impressionada com o tanto de pensamentos que eu tive na hora...kkkkk) Fiquei tranquila porque como eu não estava sentindo absolutamente nada, nem incômodo, nem dor, nada, eu fiquei tranquila. Aí ele veio com um instrumento que parecia um taco de golfe, claro que pequeno e começou a raspagem do epitélio. Não dói nada, o que você percebe é só que ele está mexendo pra um lado e outro, como se estivesse limpando mesmo e como se alguém estivesse puxando o canto do teu olho, mas não incomoda nada. Claro que a visão embassa mais ainda. Aí ele passa como se fosse um cotonete limpando e o olho está pronto para o laser. Ele segura sua cabeça e te pede pra olhar pro ponto do laser, neste momento a máquina do laser e você percebe que começou por causa do barulho da máquina mas é tranquilo. É tudo muito rápido, cerca de 20 segundos, e você realmente sente um cheirinho de queimado, mas uma coisa muito leve. Fiquei impressionada como as pessoas mentem na internet em relação a cirurgia. Eu li tanta besteira, que na hora que o laser incidia sobre o olho você sentia um peso em cima do olho como se fosse espocar o globo ocular (tudo mentira), que o odor do laser era muito forte (mentira, é um cheiro de queimado sim mas é muito leve e nem incomoda). E pronto acabou a cirurgia do olho direito. É tudo tão rápido, simples, indolor e prático que quando terminou eu exclamei: Já acabou¿ E meu médico riu e respondeu: Já. O que dói mais, tirar este esparadrapo do olho ou a cirugia¿ Claro que o esparadrapo. Eu fiquei foi com raiva de tanta besteira que eu li e fiquei impressionada a toa. Não tem nada de terror e nem de dor nesta cirurgia. Eu aprovei totalmente. Não me arrependo e faria 10 vezes de novo se fosse o caso. E assim foi o segundo olho, tudo tranquilo. ai tão bem, e na ante sala estavam mais 3 pacientes à espera também de serem operados e eles ansiosos me perguntaram e diferente do meu colega eu despejei tudo, que era ótimo, que valia totalmente a pena, que não doía nada e que eu recomendava total.
1º Dia:
Quando acabou a cirurgia eu já enxergava melhor, embaçado, como uma névoa branca mas meu amigo pra mim que era míope (5 graus) praticamente cega, eu tava enxergando era bem demais após a cirurgia. Eu já saí no lucro..rsss. Quando eu levantei da cama cirúrgica meu médico imediatamente me perguntou se eu tinha condições de ver as horas no relógio atrás dele e eu sem esforço respondi: 9h25. Recebi minha receita e meu kit: dois óculos (um escuro para o dia e um transparente pra dormir e uso em casa) e 3 colírios (Vigadexa, Acullar e Systane (lubrificante). Meus parabéns a equipe do HRO em São Luís, meu médico Dr. Sólon além de excelente profissional é muito atencioso, e me explicou tudo direitinho, a equipe super treinada, e o kit é show, já vem com todos os colírios, eu só precisei comprar o Tylex (pra dor).
Segui rigorosamente a receita médica e tão logo cheguei em casa iniciei os medicamentos, cheguei a cochilar uns 40 minutos. Quando acordei parecia que tinha pimenta nos meus olhos tanto que gritei pro meu marido: "Cristiano, tem pimenta nos meus olhos!" Logo colocamos o colírio e em 20 minutos passou. A sensaçao da pimenta pra quem usa lente de contato é como se vc tivesse colocado a lente suja no olho e ele arde imediatamente e vc precisa tirar logo. Esta é a sensaçao. Depois disso não senti absolutamente nada, nem dor, nem ardor, nem sensação de areia nos olhos.
2º Dia:
Ótima. Estava ótima, sem dor, sem nada, nem parecia que eu tava operada. Estava feliz e satisfeita. Cada vez que eu cochilava parecia que acordava com a vista ainda melhor. Até bati uma foto na recepçao do hospital. No domingo mesmo tive minha primeira consulta pós cirurgia. Meu médico me examinou e o processo de reconstrução do epitélio já havia começado, estava tudo ok, eu estava ótima. Ele fez alguns testes comigo e identificou que eu já estava com 70% de visão e ele me disse ainda que a visão que eu tinha no domingo eu só deveria ter com uma semana. Eu tava bem demais.
Eu tava tão bem que achei que tava curada e comi camarão no almoço e chocolate também, vi televisão e acessei computador. LASCOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Foi a desgraceira total. Oh arrependimento. Meu amigo, no fim do dia eu já tava com o olho ardendo e eu pensando que era porque estava com eles muito tempo abertos. Fui dormir.
3º Dia:
O olho nem abria, ardia muitooooooooooooooooooooo e lacrimejava o tempo inteiro. Eu continuei com a medicação e passei o dia inteiro com o olho no gelo, era só tirar o gelo que tudo voltava. Eu mal abria o olho. Foi terrível e a visão baixou muito. Meu médico disse que ia baixar mesmo no terceiro e quarto dia. Liguei pra uma amiga que havia operado também de PRK e ela disse que nem um dia era igual a outro e que com certeza no dia seguinte eu estaria melhor. Fui dormir com esta esperança.
4º Dia:
De novo o terror. O olho ardendo, sem abrir direito, lacrimejando e a péssima sensação de areia no olho. Nem pensei duas vezes, fui direto pro hospital. Meu médico disse logo ao me ver que nao era normal o meu sintoma, seria normal no primeiro dia de cirurgia nao no quarto dia, me examinou e viu que o olho tava bem inflamado, colocou um anestésico e me receitou imediatamente Bi Profenid, um anti inflamatório pesado e que arrebentou meu estomago. Mas a cicatrizaçao do olho tava indo, mas como eu arrebentei tudo nao pude voltar a trabalhar no dia seguinte e tive que entrar com mais 3 dias de atestado. No fim do dia, eu acho que eu tinha menos que 50% de visão, eu tava ruim e desesperada. Fui dormir e antes me ajoelhei e chorei e em lágrimas implorava a Deus que tivesse misericórdia porque eu estava apavorada, com medo de ficar cega, eu tava enxergando mal. Arrependida de ter comido tanta besteira e tanta comida remosa. Tudo teria sido diferente se eu nao fosse que nem peixe, querendo morrer pela boca. Ignorei o que minha mãe me falou e como ela mesmo disse "Paguei pra ver." No meu caso "Paguei pra não ver."
5º Dia:
Deus teve misericórdia de mim e o Bi Profenid funcionou. Depois de muito sofrimento, muito choro e orações nos pés do Senhor, Deus ouviu o meu clamor e colheu as minhas lágrimas. A visão de manhã já havia melhorado 5% mas não sentia dor, nem a sensação de areia insuportável e nem o ardor.Deus é bom e o seu amor dura para sempre. Já abria os olhos beleza.
6º Dia:
Eu tava no paraíso de volta. A visão tinha melhorado ainda mais e eu não sentia mais nada. Feliz da vida.
7º Dia (O dia em que eu peguei o computador e escrevi este relato):
Mais feliz ainda. Enxergando bem melhor. Voltei ao hospital para retirada das lentes de contato que protegiam o olho. Não doeu, e voltou a sensação bem leve de areia nos olhos. Mas meu médico disse que tava tudo bem e o olho direito ainda não tinha cicatrizado normalmente, o esquerdo já. Ele fez novos testes e eu consegui enxergar tudo, ele disse que já tinha 100% de quantidade, mas ainda nao tinha 100% de qualidade, isso só seria atingido após quase 3 meses de cirurgia. Com a cirurgia PRK a recuperaçao total da visão acontece em até 3 meses enquanto que no LASIK isso ocorre em uma semana. Mas gente, eu to enxergando bacaninha, como falei pra quem era cega como eu era eu já tô no lucro com certeza. Meu médico substituiu o Vigadexa pelo Florate colírio, para uso durante um mês. Neste dia dirigi pela primeira vez após a cirurgia.
Era o sonho da minha vida operar os meus olhos. Eu tava tão ansiosa por isso, que desde que eu comecei os exames pré operatórios eu só falava disso, acho que ninguém mais me suportava de tanto que eu falava da cirurgia, eu já nem dormia mais direito. Eu me consultei dia 25 de janeiro e um mês depois certinho e um mês usando óculos eu me operei. Eu sempre quis. Mas não podia, porque minha córnea era muito fina e pelo método LASIK que era o que tinha em São Luís não era possível. Por isso tão logo que soube que a PRK estava sendo realizada aqui, eu logo me apressei em me consultar e fazer todos os exames. Estou muito feliz e agradecida a Deus por ter me proporcionado isso. Poxa estou tão feliz de aposentar o meu fundo de garrafa como vocês nem imaginam.
Hoje estou no 19º dia de operada ( dia em que terminei este relato) e a visão varia muito. Um dia nunca é como o outro. Tem dias que eu enxergo bem mesmo, em outros eu enxergo mais ou menos, em outros enxergo mal. Mas o médico disse que esta instabilidade é normal até 3 meses que é o tempo total de recuperação da cirurgia PRK. Eu percebo que a visão piora mesmo no dia que uso computador. Por isso pra usar o pc eu tenho que estar de óculos escuros pra amenizar o cansaço da vista, pra sair na rua também porque o sol incomoda, e até hoje durmo com meu óculos transparente do kit da cirurgia. Morro de medo de dormindo meter o dedo no olho e estragar a cirurgia. Continuo usando colírios: O Florate 4 vezes ao dia e o Systane 5 vezes dia. Mas estou ótima e com 15 dias dirigi a noite pela primeira vez e não senti absolutamente nada. Diferente de muita gente que disse que tinha a visão em halos de noite, que os faróis confundiam e incomodavam. Eu fui muito abençoada porque não tive nada disso.
RESULTADO: É a melhor coisa que alguém pode fazer. Recomendo totalmente a cirurgia. Não dói nada, e vale a pena. Só peço a quem for fazê-la que não seja teimoso como eu e respeite as orientações médicas, repouso nunca é demais e NÃO COMAM EM HIPÓTESE NENHUMA COMIDA REMOSA E MUITO MENOS CAMARÃO!!!!
Comentários
Bjs
Milena
Só falta eu consegui fazer tbm!
Beijo!
Querida, sei que esse era um sonho antigo da sua vida, por isso, fico muito feliz e estou louca para te ver sem a lente e sem o óculos!!!
TE AMO MUITO!
Dany.
Tânia Biguá
prpablo@oi.com.br, prpablo@imobe.org
www.imobe.org ( site da minha igreja) .
V. A.
Vou tambem fazer eu blog para contar minha experiencia e vou te mostrar..
Estou a 2 dias da minha cirurgia. Minha PRK será na quarta-feira. Estou extremamente ansiosa!
Seu relato me ajudou a tomar coragem!
Também criei um blog pra contar tudo!!!
http://meunovoolhar.wordpress.com
Passa lá e se tiver dicas pra me dar nos posts que ler eu vou adorar!!!
Dayana Cordeiro.
Obrigada
bjs
Obrigado pela dica...
1..AFINAMENTO DA CORNEA
2.RISCO MAIOR DE INFLAMAÇÕES.
3.NUNCA MAIS PODEREMOS COÇAR OS OLHOS (OU PODEMOS COÇAR DEVAGAR)
4.DORMIR SEMPRE OLHANDO PRA CIMA..E NUNCA DORMIR DE LADO OU DE BRUÇOS.
5.NUNCA... EU DISSE NUNCA ENTRAR NO MAR ...POIS DEVIDO AO AFINAMENTO DA CORNEA CORRE MAIS RISCOS DE INFECÇOES OCULARES OU INFLAMAÇÕES
6.A PARTIR DA CIRURGIA DEVEMOS TODOS OS ANOS OU A CADA SEIS MESES IR AO OFTALMO.
8.TALVES USAR COLIRIO O RESTO DA VIDA.
9.NUNCA MAIS USAR LENTES DE CONTATO...POIS UMA LENTE EM CIMA DE UMA CIRURGIA É COMPLICADO.
10...VIVER O RESTO DA VIDA PREUCUPADO COM A CIRURGIA E COM MEDO DE ACONTECER ALGO POS OPERATORIO..
E VARIOS....PROBLEMAS....POR ISSO ESTOU PENSANDO SERIAMENTE..
A E A UM TEMPO UM GRUPO DE MUITAS PESSOAS SE REUNIRAM NOS ESTADOS UNIDOS PARA PROCESSAREM O CONSELHO DE OFTALMOLOGIA POIS ANOS DEPOIS ESTAVAM TENDO COMPLICAÇOES .....AINDA MAIS....
O INVENTOR DO LASIK OU CRIADOR...VEIO A PUBLICO ANOS ATRAS DIZENDO PARA NINGUEM REALIZAR A CIRURGIA.....
Resumindo: 15 primeiros dias você vive um inferno com a cirurgia PRK. (recuperação da LASIK é muito mais rápida). Até o epitélio crescer novamente sua visão fica muito, MAS MUITO, ruim. Após o 1 mês: muita evolução. No segundo mês praticamente se estabiliza o resultado da cirurgia.
Resultado: Hoje, após 5 meses, olhos secos e cansados durante o dia. Fiquei com residual de 0,75 astigmatismo num dos olhos e isso tem me incomodado muito para leitura ou TV. Estou com uns 90% da visão que tinha com os óculos.
Pontos Positivos: fica livre dos óculos, liberdade para praticar esportes, sair, etc.
Pontos Negativos: TODA cirurgia tem risco. Chances de residual e olhos secos são altos. Visão para perto não fica boa, pois o míope enxerga muito bem de perto. A cirurgia tira essa vantagem do míope.
Portanto, se você depende muito da visão para trabalhar (com computador, eletrônica, mexer com detalhes e coisas pequenas, muita leitura) eu NÃO RECOMENDO, pois sua visão NUNCA mais será a mesma!
Se você usa óculos e está confortável em utilizá-lo, eu recomendo a continuar assim. As cirurgias chegam próximo, mas somente os óculos permitem uma correção da visão em 100%.
Se você não aguenta mais óculos e lentes de contato, pratica esporte e não quer mais usar óculos, então fique ciente dos RISCOS (que não são poucos) e faça a cirurgia.
Vou operar dia 19/5 e gostaria de saber como está sua visão hoje?
Como vcs estão?
Tem reflexos?
Tem visão turva?
Voltou o grau?
Alguém chegou a perfeição?
Por favor preciso muito saber pois estou com a minha cirurgia prk marcada e estou morrendo de medo pois o meu médico m avisou desses riscos Q pode acontecer comigo mas nada como a gente saber de quem passou pela experiência
Desde de já agradeço
Como vcs estão?
Tem reflexos?
Tem visão turva?
Voltou o grau?
Alguém chegou a perfeição?
Por favor preciso muito saber pois estou com a minha cirurgia prk marcada e estou morrendo de medo pois o meu médico m avisou desses riscos Q pode acontecer comigo mas nada como a gente saber de quem passou pela experiência
Desde de já agradeço
Obrigado pelo relato, Daucyana! Obrigado a todos!
Uma pergunta, quanto tempo mais ou menos você levou para a vista estabilizar, principalmente com o uso do computador? Pergunto porque trabalho MUITO com computador, então fico nessa dúvida, que interfere também no período que escolho fazer, se fim de ano, quando as coisas ficam mais tranquilas no trabalho, ou em março, como estou pretendendo (sendo que maio/junho e julho são os meses mais intensos de projetos em frente ao computador).
FIZ A MINHA CIRURGIA JA TEM UMA SEMANA E JA TIREI UMA LENTE , MAS A LENTE DO OLHO DIREITO TIVE Q COLOCAR DENOVO POIS TINHA DESCAMADO ,MAS ENFIM TEM UMA SEMANA JA E MINHA VISAO TA MAIS OU MENOS AINDA , DEPOIS Q TIRA A LENTE QUANTO TEMPO PRA VISAO FICAR BOA ? MAIS OU MENOS? A MINHA FIZ TEM UMA SEMANA E TO COM UMA LENTE AINDA Q DEVO TIRAR QUARTA FEIRA !
OBRIGADO .
Amanhã farei minha cirurgia, desde que marquei a data venho pesquisando relatos na internet, nos ajuda muito a tranquilizar
Adorei a postagem, muito útil
Isso é normal?
Se você não tem problemas com óculos ,não faça essa cirurgia .