Lindo este texto do Reverendo Bruno que fala muito bem do texto Mateus 5:44 "Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; "
Você já amou sem ser amado? Não é fácil amar aqueles que te perseguem; isto é um fato. Como é difícil tratar com cortesia e generosidade, aqueles que só te fazem mal, que só suprimem ao invés de cultivar, que vivem a vida como se estivessem numa disputa constante, numa corrida em que vencer é a única coisa que realmente importa. Na existência, todos passam por esta dolorosa experiência, tendo que amar gente difícil, gente que vive a vida como se o egocentrismo fosse o epicentro de sua própria realização e que se tudo não girar em torno de seu universo não estará bom.
Jesus diz que devemos amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mt 5.44). Amar o que te deixa feliz é muito simples, qualquer pessoa pode fazer isto, independentemente de seu credo religioso ou cultura. O que Jesus requer de seus discípulos vai além das expectativas humanas. O que ele recomenda é o desenvolvimento de um amor absoluto, não ao que ama, mas ao que não ama. Não ao bom, mas ao perverso, não ao afável, mas ao carrancudo, não ao que elogia, mas ao que critica; é o desafio constante de amar sem ser amado, exatamente como Deus ama (Jo 3.16). Como já bem disse C. S. Lewis, amar a humanidade é fácil, o difícil é amar aqueles que nos perseguem.
Que Deus nos ajude nesta bela sinfonia, de amar sem ser amado. Que sejamos afinados por ele como instrumentos de esperança no meio da orquestra da existência.
(Rev. Bruno Almeida de Oliveira)
Comentários